Arrowverso Wiki
Advertisement

"Olha, eu ouvi falar de você. Você é o Flash. Ouvi dizer que você é muito rápido. Vamos ver se é verdade. Me pega se puder."
—Shawna Baez para o Flash[fonte]

Shawna Baez (nascida em 30 de junho de 1987),[1] apelidada de Pique-Esconde e também chamada de Esconde-Esconde, é uma meta-humana com poderes de teletransporte. Ela foi presa pelo Flash após libertar seu ex-namorado, Clay Parker, da prisão. Alguns meses depois, ela escapou do pipeline depois que Lisa e Leonard Snart sabotaram um caminhão de transporte.

Dois anos e meio depois, Shawna foi presa mais uma vez pela Equipe Flash. Eventualmente, ela foi solta da prisão e decidiu abandonar sua vida criminosa. Quando Shawna foi caçada pelo Cicada, ela foi salva pelo Flash e sua equipe.

Biografia[]

Pré-Crise[]

Vida pregressa[]

Ficha criminal de Shawna

Ficha criminal de Shawna Baez.

Shawna Baez nasceu em 20 de junho de 1987. Quando adulta, ela se tornou uma criminosa que realizava pequenos delitos por Central City. Em algum momento, ela começou a namorar Clay Parker.

Shawna esteve em Central City quando o acelerador de partículas dos Laboratórios S.T.A.R. explodiu e ganhou poderes de teletransporte.[1]

Reencontrando Clay[]

Em 2015, Shawna usou seus poderes para libertar Clay da Penitenciária Iron Heights e decidiram se esconder em um esconderijo. Shawna sugeriu que fossem embora, mas Clay disse que tinha que pagar uma dívida com Marcus Stockheimer antes de partir.

Shawna fugindo do Flash

Shawna fugindo do Flash.

Logo em seguida, o casal roubou um caminhão blindado, mas foram confrontados pelo Flash. Shawna provocou o velocista, desejando-o boa sorte para pegá-la. Quando o Flash conseguiu alcançá-la, Shawna usou seus poderes para se teletransportar mais uma vez, fazendo com que o herói se segurasse para não cair de uma certa altura. Shawna então usou seus poderes para fugir junto de Clay, que atirou no pescoço do Flash quando ele conseguiu se soltar.

Algum tempo depois, Shawna e Clay se encontraram com Stockheimer para pagar a dívida. No entanto, depois que Shwana revelou seus poderes, Stockheimer decidiu mantê-los. O DPCC apareceu, dando início a um tiroteio contra a gangue de Stockheimer. Durante o tiroteio, Clay foi ferido, forçando Shawna e teletransportá-los para um lugar seguro.

Na noite seguinte, Shawna e Clay decidiram roubar um caminhão blindado antes de irem embora. Eles foram confrontados pelo Flash novamente. Dessa vez, o velocista destruiu todas as luzes de um túnel, impossibilitando Shawna de usar seus poderes. Clay aproveitou a oportunidade para fugir, deixando Shawna para trás. Após ser capturada, Shawna foi presa no pipeline, onde sua cela teve um vidro especial para impossibilitar sua fuga.[1]

Fugindo do pipeline[]

Alguns meses depois, a Equipe Flash decidiu transportar os metas presos no pipeline para uma prisão ultra-secreta após descobrirem que o Flash Reverso planejava matá-los. Eles então usaram um gás para fazê-los desmaiar. Shawna e os outros detentos acordaram em um caminhão. Lisa e Leonard Snart sabotaram o caminhão, permitindo que Shawna e os outros escapassem. Durante a batalha, Shawna decidiu fugir.[2]

Shawna é capturada pelo Vibro

Shawna é capturada pelo Vibro.

Em 2017, seis meses depois que o Flash desapareceu na Força de Aceleração, Shawna retornou à Central City. Ela então roubou um banco, o que chamou a atenção da Equipe Flash. Ela foi perseguida pelo Kid Flash, Vibro e Joe West, que estavam com dificuldades para alcançá-la devido a seus poderes. Graças as observações de Iris West, ela conseguiu encontrar um padrão no teletransporte de Shawna e informou aos seus colegas de equipe. Shawna foi imobilizada pelo Vibro, e levada para baixo pelo Kid Flash. Ela sacou duas armas e se preparou para matar os heróis, mas foi imobilizada por Joe West. Em seguida, Shawna foi presa.[3]

Caçada pelo Cicada[]

Em algum momento antes ou durante janeiro de 2019, Shawna foi solta da prisão. Ela decidiu abandonar sua vida criminosa para poder viver normalmente, e também arrumou um emprego em um bar.

Em janeiro de 2019, Shawna esteve trabalhando quando o Flash apareceu. Acreditando que ele queria prendê-la, Shawna usou seus poderes para fugir, explicando que não havia feito nada de errado, apesar da garantia do velocista de que estava lá para protegê-la. Shawna tentou usar seus poderes novamente, mas percebeu que não conseguia. Eles então viram o Cicada no lado de fora do bar. O Flash entregou um extrapolador interdimensional para Shawna e a instruiu a fugir.

Equipe Flash protegendo um grupo de metas

Equipe Flash protegendo um grupo de metas.

Algum tempo depois, a Equipe Flash reuniu um grupo de meta-humanos que estavam sendo caçados pelo Cicada, incluindo Shawna. Antes que pudessem levá-los para fora de Central City, eles foram confrontados pelo Cicada mais uma vez. O Homem-Elástico guiou o grupo até um helicóptero. Shawna usou seus poderes para se teletransportar até ele, enquanto os outros metas entravam com a ajuda do Homem-Elástico.

Shawna e os outros metas foram evacuados de Central City e ganharam novas identidades para sua proteção.[4]

Crise nas Terras Infinitas[]

Shawna, assim como todos os seres do multiverso (com exceção dos sete Paragons), foi morta quando uma onda de antimatéria destruiu a Terra-1 durante a Crise nas Terras Infinitas em 10 de dezembro de 2019.[5] No entanto, graças aos esforços dos Paragons e do Espectro, Shawna foi ressuscitada em um novo universo um mês depois.[6]

Pós-Crise[]

Em algum momento na história da Terra-Prime, Shawna se tornou uma inimiga do Flash.[7]

Personalidade[]


Esta seção está incompleta. Você pode ajudar a expandi-la adicionando algumas informações.

Poderes e habilidades[]

Poderes[]

  • Fisiologia meta-humana: Após ser atingida pela matéria escura liberada do acelerador de partículas dos Laboratórios S.T.A.R., a fisiologia de Shawna foi alterada para lhe permitir suportar seus novos poderes.
    • Shawna usando seus poderes

      Shawna usando seus poderes.

      Teletransporte: Shawna consegue se teletransportar para qualquer lugar que deseje. No entanto, o alcance de seu teletransporte é extremamente limitado, sendo preciso que ela esteja olhando para onde queira se teletransportar.[1] Com o passar do tempo, Shawna aperfeiçoou seu domínio sobre seus poderes, e pôde até mesmo rivalizar com a velocidade do Kid Flash.[3]

Habilidades[]

  • Pico da condição humana: Shawna foi capaz de subjugar Caitlin Snow rapidamente.
  • Combatente corpo-a-corpo: Shawna aparenta ser habilidosa em combate desarmado. Ela foi capaz de desarmar rapidamente Cisco Ramon e Joe West. Com um único golpe, ela conseguiu derrubar o Vibro e o Kid Flash.
    • Atiradora: Shawna é habilidosa no uso de arma de fogo.

Fraquezas[]

  • Visão: Shawna só consegue se teletransportar para lugares que vê. Se ela ficar presa em algum lugar escuro, ou se sua visão for limitada de algum modo, ela não poderá usar seus poderes.[1]
  • Tecnologia amortecedora de poderes: Assim como outros meta-humanos, os poderes de Shawna não funcionam quando ela está próxima de uma tecnologia amortecedoras de poderes, como algemas inibidoras ou a B.O.T.A..[3]
  • Vibros: Os poderes de Shawna podem ser temporariamente interrompidos por um vibro. Mesmo que ela consiga enxergar para onde queira se teletransportar, ela não pode fugir se estiver suspensa no ar.[3]

Equipamento[]

Pré-Crise[]

  • Binóculos: Para compensar por seu alcance limitado de teletransporte, Shawna usava um binóculos. Após usá-lo, ela poderia se teletransportar para um lugar longe.

Aparições[]

Flash[]

1ª Temporada

2ª Temporada

4ª Temporada

5ª Temporada

7ª Temporada


Chronicles of Cisco[]

  • "Episódio 2(sonho)
  • "Episódio 3(sonho)
  • "Episódio 4(sonho)

Curiosidades[]

  • Em uma cena deletada de "Surge Grodd", Caitlin revela que a comida favorita de Shawna é enchilada.

Por de trás das câmeras[]

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, Lashawn Baez é a vilã conhecida como Esconde-Esconde e uma inimiga de Wally West durante seu tempo como Flash. Sua primeira aparição ocorreu em Flash #180 (2002).

Referências[]

Advertisement