FANDOM

O Poço de Lázaro, historicamente conhecido como a Fonte da Juventude, é um reservatório de águas regenerativas que permitia ao usuário curar-se de quaisquer feridas, ou até mesmo prevenir o envelhecimento até certo ponto. A única piscina conhecida era propriedade de Ra's al Ghul antes de sua morte, por seus antecessores e, por último, por Malcolm Merlyn, e está localizada dentro de sua câmara em Nanda Parbat. Esta piscina em Nanda Parbat foi destruída por Nyssa al Ghul como vingança por Malcolm usando o Poço para reviver Sara Lance sem sua alma. No entanto, Malcolm mais tarde soube da existência de três outros poços.

História

O poço foi encontrado uma vez por Al-Khidr, mais tarde sendo narrado no texto religioso, o Alcorão. Mais tarde na história, no século V aC, o historiador Heródoto escreveu primeiro sobre a fonte, a primeira de muitas a fazê-lo. Dezenove séculos depois, o explorador Juan Ponce de León foi em busca da fonte, mas sem sucesso.

A partir de 1854, Ra's al Ghul tornou-se o líder da Liga dos Assassinos e começou a usar a fonte para manter a longevidade.

Talia al Ghul usou o Poço de Lázaro, aparecendo relativamente jovem em 2012 apesar de ter nascido no final dos anos 1940 até o início dos anos 50.

No final de 2014, Nyssa voltou para informar seu pai que Malcolm Merlyn estava vivo. Quando ela chegou, ele saiu da fonte do banho e vestiu-se.

No ano seguinte, depois que Oliver Queen sobreviveu após Ra's esfaqueá-lo, ele o levou para o Poço de Lázaro para explicar o que estaria reservado para ele se ele tomasse seu lugar como Ra's al Ghul. Mais tarde, depois que Rá se cortou na lâmina de Nissa, ele curou a ferida na piscina.

Depois de ser esfaqueada por Ra's, Thea Queen foi levada para o hospital por Oliver, onde os médicos não puderam restabelecer sua saúde normal quando ela foi colocada em suporte de vida. Malcolm e Oliver concordaram em levar Thea para Nanda Parbat, onde ela foi curada em uma cerimônia com o Poço. Ao ser submersa na água, ela ganhou força e agilidade aumentadas temporariamente, além de agressão animalesca. No segundo em que ela acordou embaixo da água, ela arrancou as cordas de suas mãos e pés e das mãos de John Diggle, Maseo Yamashiro, Oliver e Malcolm, com facilidade e velocidade desumanas. Ela gritou com raiva quando saltou pelo menos 30 metros do fundo do poço e chutou Oliver para baixo. Ela então começou a aterrissar no chão de um jeito gato e atacar Oliver, apenas para ser puxada pelos membros da Liga presentes, como ela aparentemente perdeu suas habilidades aprimoradas ao deixar a água, embora não sua agressão inconsciente, e foi injetada com um sedativo que a neutralizou.

Malcolm usou o poço para ressuscitar Sara Lance. Depois de um desgosto, Nyssa foi forçada a assistir, Nyssa destruiu o poço, impedindo Malcolm de usá-lo ainda mais. Após essa perda, Malcolm entrou em profunda pesquisa para descobrir mais água, formando o Sindicato Thanatos e com a ajuda deles descobriu a existência de outras três piscinas espalhadas pelo mundo.

Poderes e habilidades

  • Longevidade: O Poço de Lázaro tem a capacidade de retardar o envelhecimento de uma pessoa, permitindo-lhe manter a saúde, a capacidade física e a aparência jovem durante todo esse uso, e também permite que ela prolongue sua vida útil por pelo menos centenas de anos.
  • Cura: A água também é capaz de curar instantaneamente todas as feridas anteriores do usuário sem sinais persistentes; para o qual também pode restaurar alguém que está próximo da morte.
  • Ressurreição: As águas podem até mesmo ressuscitar os mortos, mas somente o corpo, enquanto a alma permanece separada do corpo. Isso deixa a pessoa ressuscitada um animal irracionalmente agressivo, propenso à violência e à morte.
  • Condicionamento físico melhorado: O uso da água também aumenta as habilidades físicas de um indivíduo para níveis sobre-humanos, como a desorientada Thea foi vista saltando a 30 pés no ar após sua submersão e atacou Oliver com facilidade. No entanto, esse efeito parece ser temporário.

Fraquezas

Aqueles que foram ressuscitados do Poço Lázaro ganham uma sede de sangue feroz.

Apesar dos imensos poderes de restauração do fosso, não é sem limites e desvantagens. Aparentemente, a cova gradualmente perderá sua potência no mesmo indivíduo após um número desconhecido de usos, deixando cada uso menos eficaz que o anterior. Além disso, o uso do poço pode ter um efeito negativo no estado mental da pessoa, causando maior agressividade. Se usada nos moribundos, a pessoa revivida se torna inconscientemente violenta por um curto período. Depois disso, eles ficam desorientados, mesmo tendo suas memórias confusas.

De acordo com Malcolm Merlyn, esse estado mental acontece porque o Poço Lázaro contém vestígios das almas de todas as pessoas que já se banharam em suas águas. Aqueles ressuscitados próximos ou da morte tornam-se tão consumidos por esses efeitos negativos que se tornam sanguinários uma vez excitados em batalha. Dando a este impulso e matando, a sede de sangue da pessoa irá diminuir por cerca de um mês. Quanto mais uma pessoa fica sem satisfazer essa sede de sangue em qualquer forma, mais facilmente enfurecida em um frenesi psicótico, a pessoa se torna como Thea demonstrou quando ela violentamente agrediu um homem que a incomodava. Somente matando aquele que os feriu antes de entrar no buraco a pessoa será verdadeiramente libertada de sua sede de sangue. Além disso, se a sede de sangue não for saciada em qualquer forma por um período prolongado de tempo, a vida restaurada começará a enfraquecer, deixando a pessoa mais fraca e doente antes de finalmente morrer de um ressurgimento da própria lesão que leva à morte da pessoa.

Essa sede de sangue é ainda pior para quem ressuscitou. Enquanto fisicamente seu ser é restaurado, sua alma permanece faltando, deixando-os selvagens sem mente com apenas memórias fragmentadas e capacidades mentais para seu antigo eu, tornando sua insanidade e desejo por assassinato ainda mais desgastante. Somente com um restituicionismo místico para recuperar a alma reanimada sem mente pode permitir sua verdadeira e completa ressurreição, restaurando-os como eram e sem a necessidade de matar, embora o desejo ainda possa aparecer.

A única maneira conhecida de remover permanentemente tanto o desejo quanto a necessidade de matar é ser injetado com um misterioso elixir chamado Lótus. Existe uma maneira de destruir as águas do Poço de Lázaro. O pai de Nyssa, Ra's al Ghul, encontrou uma maneira de destruí-lo caso as águas caíssem em mãos erradas, das quais Nyssa claramente sabia, enquanto ela destruía o Poço em Nanda Parbat depois que ele foi usado para trazer Sara de volta à vida.

Aparições

Arrow

Temporada 3

Temporada 4

Temporada 5

Temporada 6

DC's Legends of Tomorrow

Season 1

Season 2

Comics

Arrow: The Dark Archer

Por trás das cenas

  • Nos quadrinhos da DC, há mais de um Poço de Lázaro em todo o mundo, como a versão em quadrinhos da DC, no universo de Arrowverso, as águas do Poço de Lázaro permitem que uma pessoa viva muito além da expectativa de vida normal. No entanto, as águas perdem sua potência após vários séculos e começam a enfraquecer seus efeitos.
  • Nos quadrinhos da DC, Nyssa Raatko descobriu uma maneira de fazer os efeitos dos Poços de Lázaro durarem indefinidamente.