FANDOM

Mari
Civil - Vixen

Mari

Informação
Ocupações Co-Guardiã da Vila Zambeze (linha do tempo atual)
Designer de moda (linha do tempo original)
Vigilante (em segredo; linha do tempo original)
Estado atual Viva
Família Sem nome (ancestral)
Sem nome (tataravó)
Sem nome (bisavó)
Amaya Jiwe (avó)
Sem nome (pai)
Esi Jiwe (mãe)
Kuasa (irmã)
Chuck McCabe (pai adotivo; linha do tempo original)
Patty McCabe (mãe adotiva; linha do tempo original)
Intérprete Megalyn Echikunwoke
Kimberly Brooks (jovem; voz)
Alter ego Vixen
Fonte

Mari (nascida em 1992) é uma designer de moda amadora e detentora do Totem Anansi, que ela usou para combater o crime como a vigilante Vixen, como apelidada por Cisco Ramon na linha do tempo original.[1] Ela é a neta da JSA Vixen, Amaya Jiwe, e irmã de Kuasa, e na linha de tempo original, era a filha adotiva de Chuck e Patty McCabe. Nesta linha do tempo, ela era conhecida como Mari McCabe.

Devido à intervenção das Lendas em 1992, a vila nunca foi destruída, assim Mari foi criada por seus pais biológicos e cresceu para se tornar defensora de sua aldeia ao lado de Kuasa.

Biografia

Linha do tempo original

Início da vida

Mari receives the Anansi Totem

Jovem Mari recebe o Totem Anansi.

Nascida em 1992 na vila Zambeze, localizada na província de M'Changa em Zambeze; quando ainda era uma bebê, um guerreiro local, Benatu Eshu, atacou-o em sua busca pelos totens do poder.[2] No entanto, sua mãe, Esi Jiwe, levou-a para a segurança, junto com o totem Anansi, então ela foi eventualmente colocada em um orfanato em Detroit e adotada por Chuck e Patty McCabe, que a criaram como sua filha lhe dando o nome "Mari McCabe". Aos 10 anos de idade, depois que ela chegou da escola chorando, tendo sido intimidada, sua mãe adotiva lhe deu um colar de seus pais.[3]

Retorno para Detroit

Mari released from prison

Mari libertada da prisão.

Depois de quatro anos em busca de seus pais, Mari, não encontrando nada, voltou para Detroit. À procura de trabalho em design de moda, Mari foi para uma entrevista de emprego, mas o homem alegou que seu trabalho não tinha identidade e, em vez disso, ofereceu-lhe um emprego em troca de dar-lhe "um emprego", Mari esfaqueou-o na mão com uma caneta. Devido a isso, ela foi jogada na cadeia; Ao ouvir isso, seu pai adotivo, Chuck, postou sua fiança antes de recolher suas coisas e elas foram comer alguma coisa. Depois disso, eles se aproximaram andando por uma rua e foram rapidamente atacados por alguns bandidos, o líder que queria seu colar.[4]

Do nada, Mari tocou seu colar, obtendo assim grande força. Ela foi capaz de derrubar todos eles, depois foram para a casa de Chuck tomar um café. Mais tarde naquele dia, ela foi consultar um professor universitário, Dr. Macalester, que disse a ela tudo o que ela já sabia sobre o seu colar. Antes que ela pudesse sair, ele explicou ainda o sistema de crença por trás da Totem Anansi, que se poderia aproveitar a força da vida dos animais e usar o seu poder. Depois disso, ela foi embora.[3]

Mari disse a Chuck que ela acreditava que seu colar era mágico. Quando Chuck disse a Mari que isso era loucura, Mari tocou em seu colar e levantou a mesa com uma mão. Mais tarde, Mari caminhou até a casa de Chuck, embora Chuck ainda se recusava a acreditar. Quando Mari estava prestes a saltar do telhado de Chuck, ela parou no último minuto. De volta a casa de Chuck, Mari disse a Chuck de sua ideia de que o colar poderia ser a chave para aprender quem ela era. Mari, em seguida, recebeu a visita do Arqueiro e do Flash. Sem saber o que fazer, Mari tocou em seu colar e saiu correndo, com os dois á perseguindo.[1]

Mari McCabe being pursued by The Flash and The Arrow

Mari McCabe sendo perseguida por O Flash e O Arqueiro.

Mari conseguiu fugir do Arqueiro e Flash. No entanto, depois que O Arqueiro atirou uma flecha na direção dela, ela caiu de um prédio, caindo em direção ao chão, no entanto, ela conseguiu tocar em seu totem para ganhar a habilidade de voar. Mari voou, dizendo aos dois que se recusava a voltar para a cadeia. Mari foi informada de que eles só precisavam conversar e Mari voou na direção dos dois. Os dois vigilantes falavam dela como uma meta-humana, embora ela alegasse que ela não estava em Central City na época da explosão do acelerador de partículas dos Laboratórios S.T.A.R.. Oliver pedira que Felicity Smoak checasse se estava mentindo e Felicity disse a Oliver que Mari usou um cartão de crédito em um Big Belly Burger em Detroit naquela noite. Mari disse aos dois que, se voltassem à casa do padrasto, mostraria como seria ser estripado por um leão.

Mari voltou ao Dr. Macalester e pediu para aprender mais sobre o totem. Quando Macalester perguntou por que ela achava que ele poderia ajudar, Mari bateu no totem para camuflar, provando que o totem é realmente mágico. Macalester pediu desculpas quando Kuasa chegou com dois homens, ameaçando Mari para entregar o totem. Mari tentou entregar o totem, no entanto, ela não conseguiu devido ao colar estar vinculado a ela. Não tendo escolha, Kuasa disse a seus homens para matá-la e Mari tentou escapar, mas ela foi baleada e caiu inconsciente.

Mari wakes up in Africa

Mari acorda em Zambeze.

Mari foi levada para sua aldeia natal, onde aprendeu que Kuasa é sua irmã mais velha. Ela aprendeu sobre o que aconteceu enquanto ela era uma bebê. Quando Kuasa disse que ainda era sua obrigação proteger a aldeia, Mari disse que não havia nada para proteger. Mari foi informada por Kuasa que o totem ganhou vida porque a sentiu, embora tenha sido ligado a Mari. Mari tentou fugir, mas foi rapidamente detida pelos guardas de Kuasa. Mari foi mordida por Anansi na forma de uma aranha, embora o totem tenha ativado e dado a Mari o poder de um rinoceronte. Mari conseguiu derrubar os guardas de Kuasa e fugiu antes de desmaiar. Kuasa então alcançou Mari e pegou o colar.

Mari vs. Kuasa

Mari luta com Kuasa.

Mari acordou com uma manada de animais em volta dela. Ela foi informada por um leão que sua mãe deixou para manter o totem longe de Kuasa. Os animais disseram então a Mari que ficariam com ela se ela ficasse com eles. Mari se aproximou de Kuasa e disse a ela que sua mãe se certificaria de manter o totem o mais longe possível dela. Mari enviou os animais para perseguir os seguidores de Kuasa enquanto ela desafiava Kuasa. Mari roçou o braço de Kuasa com uma vareta e depois usou Anansi em Kuasa em sua ferida. Mari derrubou Kuasa antes de recuperar o colar.

Mari watch over Detroit

Mari começou o vigilantismo como a protetora de Detroit: Vixen.

De volta a Detroit, Mari começou o vigilantismo. Ela informou ao padrasto o noticiário, dizendo que ela se tornaria uma heroína à noite. Quando ela abraçou com seu padrasto, seu totem se iluminou. Quando ela foi para fora, ela lembrou O Arqueiro e O Flash de seu aviso. Disseram a ela que ela só precisava de treinamento adequado se quisesse ser uma vigilante, embora Mari lhes dissesse que preferiria descobrir as coisas sozinha. Mais tarde, ela pediu por um codinome, onde Barry disse a Mari que Cisco Ramon estava chamando-a de Vixen.

Mari design a new suit

O design de Mari para um novo traje.

Alguns meses após sua carreira no combate ao crime, Mari começou a ter problemas para controlar os poderes dos animais que ela convocou. Chuck aconselhou-a a ir a uma especialista em comportamento animal que ele conhecia chamada Lena Vargas no zoológico de Detroit. Conseguindo um emprego no zoológico, Mari recebeu o trabalho de cuidar de um macaco chamado César, com quem ela começou a se relacionar. Um dia, Mari encontrou Vargas sendo abalada por contrabandistas, uma vez que eles deixaram ela revelou que eles queriam usar seu zoológico para vender espécies ameaçadas Vargas também revelou que não poderia ir à polícia como ela própria usou meios legais para conseguir animais como César. Para segurança nos estados, Mari disse a Vargas que ela poderia ajudar e revelou a ela seus poderes e disse a Vargas o problema que estava tendo com o controle dos animais que ela convoca. Vargas, no entanto, disse a ela que não se tratava de controle, mas sim de abraçar os animais com poder bruto e instintos naturais e confiar neles para vê-la passar. Mari então fez Vargas marcar uma reunião onde, com a ajuda de César, ela conseguiu derrotar os contrabandistas e prendê-los.

Tornando-se uma heroína

Vixen at Monument Point

Vixen chega a Monument Point.

Um ano depois, após parar com um assalto a banco, Mari viu no noticiário que Macalester havia retornado da África. Mari confrontou o professor Macalester, que acabara de apresentar o Totem de Fogo de Zambeze ao Museu de História Natural de Detroit. Macalester pediu desculpas, alegando que o dinheiro de Kuasa para sua expedição o cegou para ajudar as más intenções de Kuasa. Ele então sugeriu que, com Mari possuindo o Totem Anansi, e o Totem do Fogo recentemente descoberto, eles poderiam aprender muito mais. Mari recusou, no entanto, e foi contatadq por Cisco. Ele disse a ela que o Mago do Tempo estava tentando destruir Monument Point e assim eles exigiram a assistência de todos, incluindo a dela. Vixen logo chegou a Monument Point, junto com O Flash e Nuclear, Nuclear tendo sido incapacitado e separado. O Flash aconselhou Mari a enfrentar o Mago do Tempo enquanto ele salvava Jefferson Jackson e Martin Stein. Mari passou a atacar Mardon, mas foi incapacitada quando ele a atacou com um raio e a jogou na água.

Confrontando Eshu

Vixen vs. Eshu

Vixen confronta Eshu.

Mari depois acordou no hospital com Chuck ao seu lado, que lhe disse que Nuclear e O Flash salvaram com sucesso Monument Point. Assistindo à TV, Mari descobriu que o Totem de Fogo havia sido roubado do Museu de Detroit. Depois de se recuperar, Mari encontrou um homem chamado Drake para descobrir o assalto ao museu. Depois de interrogar Drake, ele revelou que, embora ele não soubesse quem fez o roubo, ele sabia que eles eram pagos por um homem rico da África. Invadindo o escritório do homem que acabara de reivindicar o Totem do Fogo, Benatu Eshu, Mari ficou atordoada quando o homem disse a Mari que ela se parecia com sua mãe. Ela ficou chocada por um segundo antes de os dois se envolverem em uma batalha que se espalhou do lado de fora do prédio. Apesar de seus melhores esforços, Mari foi incapaz de superar o poder do Totem de Fogo de Eshu e foi forçada a fugir.

Mari and Macalester visits Kuasa

Mari e Professor Macalester visitam Kuasa.

Mari foi até Macalester, que recomendou que precisassem da ajuda de alguém que entendesse a magia por trás do totem. Viajando para a África novamente, Mari e Macalester se encontraram com Kuasa, que havia sido hospitalizada após sua luta com Mari. Quando Mari pediu identificação em Eshu, Kuasa revelou que ele era o único que havia atacado sua aldeia anos atrás e matou seu pai. Kuasa revelou que Eshu buscava domínio sobre todas as coisas através do uso dos Totens e a única maneira de detê-lo era encontrar um totem que neutralizasse seu Totem de Fogo, a saber, o Totem de Água. Kuasa revelou que ela sabia onde o Totem de Água estava, mas só faria isso se ela pudesse participar da luta deles.

Obtendo o Totem da Água e salvando Detroit

Vixen and Kuasa joins forces

Vixen e Kuasa unem forças.

Com a ajuda de Felicity Smoak, Mari e Kuasa conseguiram invadir a casa do colecionador que possuía o Totem de Água. No entanto, ao encontrá-lo, Kuasa traiu Mari e tomou o Totem para si mesma. Tentando escapar, Kuasa foi subjugado pelo Átomo e Canário Negro. Mari passou a convencer Kuasa a ajudá-los a parar Eshu e vingar sua aldeia e família, com o que Kuasa concordou.

Mari watches her sister being killed

Mari observa a irmã sendo morta.

Felicity notificou que Eshu estava queimando Detroit em seu rastro. Chegando em Detroit, o grupo ouviu a transmissão de Eshu dizendo que ele iria parar a destruição de Detroit assim que Mari entregasse o Totem Anansi. O grupo foi então confrontado por Eshu, que procedeu a subjugar Laurel e Ray. Kuasa, com o poder do Totem de Água, inicialmente tinha a vantagem, mas o poder de Eshu a subjugou, matando-a e destruindo o Totem da Água, para o horror de Mari.

Black Canary, The Flash, Green Arrow, Atom and Vixen

Canário Negro, O Flash, Arqueiro Verde, Átomo e Vixen em Coast City.

Como a batalha continuou, Eshu afirmou o seu domínio sobre Mari, alegando que ela era indigna do Totem e fraca. Determinada que ela sozinha era suficiente para derrotá-lo, Mari usou todo o seu esforço para derrubar Eshu no rio enfraquecendo-o, conseguindo pegar o totem e entregá-lo a Macalester. Eshu começou a atacar, apenas para que Mari o jogasse de volta na água com um poderoso chute final na cabeça. Mari procedeu para destruir o Totem de Fogo. Mais tarde, ela se encontrou com Oliver, Barry, Laurel e Ray em Coast City, que mais uma vez precisou de sua ajuda para parar um criminoso. O Arqueiro Verde expressou sua surpresa por sua aparição, ao que Mari respondeu que era sua responsabilidade proteger os outros, fosse em sua cidade ou não.

Convocada para Star City

Oliver and Mari shakes hands

Oliver e Mari apertam as mãos antes dela voltar para Detroit.

Com William Clayton seqüestrado por Damien Darhk, Oliver Queen decidiu chamar Mari para pedir ajuda. Usando seus poderes, Mari conseguiu ajudar a localizar a localização de William. Chegando ao local, Mari e Oliver lutaram contra Damien apenas para Damien dominar os dois e escapar, com Mari também perdendo o rastro do aroma de William. Mais tarde, na Flecha-Caverna, Mari apontou que ela obteve seus poderes de seu totem, e que todo inimigo místico que ela enfrentara usou um objeto semelhante do qual eles tiraram o poder, e assim concluiu que Darhk deveria ter um. Lance confirmou isso e o grupo conseguiu localizar o totem na residência de Damien. Mari entrou e atacou Damien. Em primeiro lugar, Darhk ganhou a batalha. No entanto, usando seus poderes, Mari destruiu sua fonte de magia, permitindo que a equipe arqueiro salvasse William e derrotar Dahrk. Mais tarde, antes de partir para Detroit, Mari aconselhou Oliver a manter sua vida longe de William.

Pega no vídeo

Mari foi capturada em vídeo pelo celular de alguém quando ela lutou contra alguns criminosos em 2017. Pouco depois, ela foi atendida secretamente por sua avó, Amaya Jiwe, enquanto salvava cinco pessoas no período de uma noite.

Em algum momento, ela começou a namorar Macalester.

Ruptura temporal

Quando sua avó perdeu seu totem para Nora Darhk, uma ruptura foi criada para fazer outra versão onde Mari nunca recebe o totem. Ela se tornou uma vigilante sem poderes que protegia as ruas de Detroit. Em 2018, ela entrou em um prédio em chamas para salvar algumas pessoas e acabou ficando presa e se machucando, ela foi enviada ao hospital mais tarde. Por causa da intervenção da Legendas em Zambeze de 1992, Mari nunca se tornou órfã criada em Detroit, levando-a a ter um vínculo fraternal com Kuasa e dividindo o manto Vixen.

Linha do tempo atual

Por causa da intervenção da Lendas em Zambeze, em 1992, Mari nunca se tornou órfã criada em Detroit, levando-a a ter um vínculo fraternal com Kuasa e dividindo o manto "Vixen".

Poderes e habilidades

Poderes

  • Comunicação animal/Zoopatia: Como um totem representa a conexão dos homens da tribo aos seus animais ancestrais, Mari é capaz de se comunicar com os animais que viviam na vila Zambeze mesmo depois de ter sido despojada de seu colar, pedindo aos animais da Savana para ajudá-la na luta contra Kuasa.
  • Totem Anansi: A maioria dos poderes de Mari vem de seu colar, o que lhe permite aproveitar a força vital dos animais, em essência, aproveitando suas habilidades. Desde que acessou seu poder, os colares se uniram a ela, impedindo que ela fosse removida de seu pescoço.
    • Velocidade sobre-humana: Através do espírito da chita, ela se torna incrivelmente rápida, tão rápida que até o Flash (movendo-se para Mach 1 na época) teve dificuldade em alcançá-la.
    • Força sobre-humana: Através do espírito do elefante, gorila, leão ou rinoceronte, ela se torna incrivelmente forte. Ela foi capaz de derrubar torres de água inteiras e desmoronar uma das flechas do Arqueiro em sua mão. A força que ela demonstrou provou ser grande o suficiente para desafiaro poder telecinético de Damien Darhk, enquanto ele lutava consideravelmente para mal repeli-la.
    • Agilidade sobre-humana: Através do espírito do tigre, ela se torna incrivelmente ágil, capaz de saltar grandes distâncias e realizar acrobacias incríveis.
    • Camuflagem: Através do espírito do camaleão, ela se torna essencialmente invisível, sendo capaz de se misturar com o ambiente.
    • Escalada na parede: Mari pode ganhar as habilidades de rastreamento de uma aranha, desafiando a gravidade.
    • Vôo: Mari pode acessar o espírito da águia, ganhando a habilidade de voar. Originalmente, ela estava com medo de usar essa nova habilidade devido a um medo de altura, mas mais tarde superou o medo depois de cair de um prédio e voar.
    • Olfato sobre-humano: Através do espírito do lobo, Mari pode bloquear o cheiro de um alvo, primeiro obtendo uma amostra dele. A partir disso, ela pode determinar se o alvo está dentro de uma área ampla e, da mesma forma, rastrear o alvo para baixo.
    • Audição sobre-humana: Através do espírito da coruja, Mari tem ouvidos muito agudos, capaz de ouvir conversas tranquilas de grandes distâncias.
    • Respiração subaquática e natação rápida: Através dos espíritos do peixe, do golfinho, do crocodilo e do polvo, Mari é capaz de lutar e trabalhar efetivamente embaixo d'água, as habilidades que ela usou ao lutar contra Benatu Eshu e o Mago do Tempo.

Habilidades

  • Combatente corpo-a-corpo: Embora desconhecida em que grau, Mari mostrou pontapés e socos notavelmente bem coordenados enquanto enfrentava sua irmã mais velha. Além disso, o fato de que ela foi presa por agressão com uma simples caneta implica maior proficiência em combate a curta distância.
  • Habilidade artística: Como uma designer de moda aspirante, Mari é uma desenhista proficiente.
  • Conhecimento oculto: Desde que adquiriu seu colar de totem, para entender melhor seu poder, Mari mergulhou nos arquivos sobrenaturais. Portanto, ela chegou a compreender a natureza geral do misticismo e como ele funciona, sendo capaz de deduzir os segredos dos poderes de Damien Darhk.

Fraquezas

  • Picada de aranha: Como uma aranha é uma forma natural de Anansi, sua mordida pode cortar o vínculo de Mari com o Totem, permitindo que ele seja removido de seu pescoço, tornando-a impotente.

Equipamento

  • Totem Anansi: Mari se une a este colar para convocar o ashe e usar os poderes dos animais.
  • Traje de Vixen: Mari desenhou este traje para usar em seu alter ego super-heroína, Vixen.

Aparições

Vixen

1ª Temporada

2ª Temporada

Arrow

4ª Temporada

DC's Legends of Tomorrow

2ª Temporada

3ª Temporada

The Flash

4ª Temporada

The Chronicles of Cisco

Galeria

Arte conceitual

Imagens promocionais

Vixen

1ª Temporada
2ª Temporada

Arrow

4ª Temporada

Curiosidades

  • Cronologicamente, Mari é precedida por Amaya Jiwe em sua identidade como Vixen na linha do tempo original. Em uma linha do tempo ligeiramente alternada, ela é uma das duas Vixens com sua irmã nos dias atuais.
  • Por causa da intervenção da Lendas em Zambeze, em 1992, Mari nunca se tornou órfã criada em Detroit pela família McCabe. Isso significa que os eventos da série Vixen não fazem mais parte da linha do tempo atual.

Por trás das cenas

  • Nos quadrinhos da DC, Mari McCabe/Vixen é uma super-heroína feminina de Zambeze que adota as habilidades dos animais usando seu Totem Tantu.

Referências

  1. 1,0 1,1 "Episode 3"
  2. "Episode 5"
  3. 3,0 3,1 "Episode 2"
  4. "Episode 1"