FANDOM

Iris West-Allen
Iris West
Informação
Estado atual Viva
Família Esther West (bisavó paterna)
Ben West (avô paterno)
Sem nome (avô materno)
Joe West (pai)
Francine West (mãe; falecida)
Wally West (irmão)
Eddie Thawne (noivo; falecido)
Barry Allen (marido)
Henry Allen (sogro, falecido)
Nora Allen (sogra, falecida)
Intérprete Candice Patton
Tom Cavanagh (como Harrison "H.R." Wells)
Amina Elkatib (jovem, temporadas 1-2)
Sasha Rojen (jovem, temporada 3-presente)
Alter ego Flash (brevemente)
Olho no Céu (brevemente)
Fonte
Para outros personagens conhecidos como "Flash", veja Flash (desambiguação).

Iris Ann West-Allen (nascida em 24 de junho de 1989) é a líder da Equipe Flash, ex-jornalista do Central City Picture News, uma ex-garçonete da CC Jitters e um estudante de pós-graduação em psicologia. Iris também é a filha de Joe West e da falecida Francine West, a irmã mais velha de Wally West e a esposa de Barry Allen.

Na linha de tempo de Flashpoint, Iris e Joe pareciam ter alguma tensão, pois Iris não sabia que Francine estava viva. Ela também sabia que Wally era o Flash e eles formaram uma dupla de luta contra o crime irmão-irmão. Depois que o Flashpoint foi removido da existência quando Barry permitiu que Eobard Thawne matasse Nora Allen em uma tentativa de restaurar a linha de tempo original, Iris estava afastada de seu pai Joe apenas para se reconectar depois de ouvir o tempo de viagem de Barry. A vida de Iris foi mais tarde ameaçada por um vilão poderoso chamado Savitar, que eles poderiam prever devido a que Barry acidentalmente viajasse para o futuro tentando atrapalhar o vilão, que era um resquício do tempo futuro de Barry. Iris sobreviveu graças ao sacrifício da H.R. Wells, e na batalha final, ela matou Savitar, apagando-o da existência.

Após o desaparecimento de Barry na Força de Aceleração, ela assumiu a Equipe Flash e coordenou as atividades de super-heróis do Vibro e Kid Flash. Após o retorno de Barry, ela continuou sua posição como líder da equipe até que ela decidiu se aposentar e ser repórter novamente, servindo como controle de missão, dando-se o codinome "Olho no Céu". Durante um encontro com o meta-humano Matthew Kim, Iris ganhou brevemente a velocidade de seu marido e assumiu o cargo de The Flash antes de seguir Kim e mandá-lo retornar os poderes para Barry.

Biografia

Vida anteriormente

Descobrindo o segredo de Barry

A volta de Francine e conhecendo Wally

Linha do tempo do Ponto de Ignição

Nessa linha do tempo, Iris não reconhece Barry. Isso prova que os dois não tiveram muito contato na infância no Ponto de Ignição. Também é mostrado que Iris parece ter uma relação complicada com seu pai, Joe West. Ela também sabe que Wally é o Flash e o ajuda em suas missões contra O Rival.

Pós-Ponto de Ignição

Lutando contra Savitar

Retorno de Barry Allen

Casamento e Crise na Terra-X

Barry convida a maioria de seus amigos para seu casamento. Momento antes de se casarem, a igreja é atacada por Nazistas. Barry e Iris decidiram então por seu casamento em espera.

Após os Nazistas da Terra-X serem derrotados, eles poderiam finalmente se casar. Barry trouxe Diggle para oficializar o casamento, mas antes de Diggle declara-los marido e mulher, Felicity o interrompe e pede para que o mesmo também case ela e Oliver. Quando Oliver e Felicity perceberam que não poderiam fazer votos melhores que Barry e Iris, Diggle oficializa ambos os casais.

Pós casamento

Eles aproveitaram sua lua de mel. Enquanto conversavam sobre os presentes do casamento, ambos concordaram e recusaram o presente de Oliver e Felicity, já que os dois roubaram seus momentos sem consultá-los. Clifford DeVoe, o Pensador, sequestra Barry Allen em sua frente, enquanto Caitlin é sequestrada por Amunet ao mesmo tempo. O Time Flash reprograma o satélite dos Laboratórios S.T.A.R. para localizar ambos, mas o sistema começou a aquecer. Por causa disso, Iris teve que decidir qual dos dois localizar primeiro ao invés de procurá-los ao mesmo tempo. Isso provou ser uma dificuldade á Iris, ela estava sendo forçada entre salvar seu marido ou salvar uma de suas amigas, mas como Caitlin estava em uma situação mais vulnerável que Barry, Iris escolheu salvá-la primeiro.

Possível futuro

Algum tempo antes de 2024, Iris é contratada em uma empresa de jornal conhecida como Central City Citizen. Em 2024, seu marido, ajudado pelo Arqueiro Verde, Átomo e Mulher-Gavião, entram em batalha contra o Flash-Reverso. A batalha acaba com ambos os velocistas desaparecendo em uma explosão de luz, Iris escreveu um artigo chamado de "Flash Desaparece em Crise", que é publicado na frente do jornal em 25 de Abril de 2024.

Personalidade

Poderes e habilidades

Antigos poderes

  • Conexão com a Força de Aceleração/Fisiologia meta-humana: Depois que Matthew Kim involuntariamente roubou os poderes de Barry Allen, ele os transferiu para Iris. Por causa disso, Iris obteve toda a essência de velocista de Barry. Apesar de tê-los por apenas um curto período, Iris rapidamente acostumou-se ao uso deles, efetivamente trabalhando como uma vigilante, em certas capacidades mostrando ainda mais ingenuidade do que Barry. Mais tarde, uma vez que Matthew transferiu os poderes de Barry de volta para ele, Iris voltou ao normal.
    • Fator de cura acelerada: Os poderes transferidos de Iris a deixam curar em uma fração do tempo que uma pessoa normal faria. Depois de quebrar a perna e sofrer fortes inalações de fumaça, ela fez uma recuperação completa horas depois.
    • Eletrocinese: A energia centralizada da Força de Aceleração da Iris gera unicamente a eletricidade roxa.
    • Agilidade sobre-humana: Iris é capaz de manobrar através de áreas fechadas com grande coordenação e destreza. Isso permitiu que ela atravessasse repetidamente a escada de um prédio alto para salvar 14 pessoas de um incêndio, um após o outro.
    • Velocidade sobre-humana: Iris pode se mover em velocidades tão vastas que até mesmo Barry ficou impressionado com a rapidez com que ela conseguia se mover, apesar de ser nova em seus poderes. Com sua velocidade, ela pode facilmente atravessar Central City ou mudar de roupa em um instante. Sua velocidade também permitiu que ela corresse em um oceano.
    • Fôlego sobre-humana: Iris é capaz de correr de várias distâncias e mostrar nenhum sinal de cansaço.

Habilidades

Aparições

Arqueiro

2ª Temporada

6ª Temporada

Flash

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

Season 4

Stretched Scene

Supergirl

3ª Temporada

DC's Legends of Tomorrow

3ª Temporada

Quadrinhos

The Flash: Season Zero

Livros

Galeria

Imagens promocionais

The Flash

Quarta Temporada

Curiosidades

  • Nos quadrinhos, Iris West é a noiva e, mais tarde esposa de Barry Allen, o segundo flash.
  • Nos quadrinho,s Iris é caucasiana