Arrowverso Wiki
Advertisement
Para outros usos de Trajetória, veja Trajetória (desambiguação).

"Eu soube que o Flash enlouqueceu. A fama faz isso. Acho que algumas pessoas não dão conta."
—Eliza Harmon para Caitlin Snow[fonte]

Eliza Harmon (morta em março de 2016), auto-apelidada de Trajetória, foi uma cientista dos Laboratórios Mercury que ganhou a habilidade de super-velocidade através de engenharia reversa da fórmula Velocidade-9 inicialmente criada por Caitlin Snow e Harrison Wells.

Biografia[]

Trabalhando nos Laboratório Mercury[]

Eliza Harmon foi uma cientista nos Laboratórios Mercury, onde trabalhou ao lado de Caitlin Snow até que a mesma saiu da empresa para trabalhar no Laboratórios S.T.A.R..

Quando Caitlin estava tendo problemas para reformular a matriz extracelular da Velocidade-9, ela ligou para Eliza e pediu sua ajuda, mas lhe deu apenas um número limitado de componentes para não revelar no que estava trabalhando. Eliza ajudou a resolver a fórmula. Eventualmente, ela descobriu a verdadeira natureza da fórmula e, em uma medida desesperada para acelerar sua pesquisa, usou engenharia reversa na Velocidade-9 e transformou-a em uma versão única para que pudesse usar.[1]

Atividades como Trajetória[]

Eliza vendo Trajetória em um reflexo

Eliza conversando com Trajetória.

Diversas semanas depois, Eliza começou a sofrer os efeitos colaterais devido ao uso frequente de Velocidade-9, e desenvolveu transtorno dissociativo de identidade. Ela começou a argumentar contra sua personalidade alternativa, que se chamava de Trajetória. Eliza então criou um traje protetor para sua alter-ego, permitindo que ela cometesse vários crimes sem que sua identidade fosse descoberta. Eventualmente, seus atos escalaram em um roubo de um raio de 10 quarteirões de uma boate.

Enquanto trabalhava nos Laboratórios Mercury, onde estava estudando a ligação de íon tiocianato, ela foi parada por Caitlin e o Detetive Joe West, que estavam lá para questioná-la a respeito do novo velocista na cidade. Eliza estava feliz por ver Caitlin e respondeu as perguntas que ambos fizeram a ela, incluindo dizendo que havia destruído o soro original na qual trabalharam juntas.

Naquela mesma noite, enquanto trabalhava, Eliza começou a revelar suas frustrações profissionais com Trajetória, que convenceu Eliza a roubar mais V9. Usando sua última dose da droga, ela invadiu os Laboratórios S.T.A.R., aprisionando o Flash no pipeline e nocauteou Joe. Usando a arma do detetive, Eliza revelou sua identidade e demandou que Caitlin e Harrison Wells fizessem mais Velocidade 9. Quando ambos protestaram, dizendo que a fórmula era perigosa e que poderia matá-la, Eliza ameaçou matar Jesse Wells, forçando-os a concordar com seus termos. Depois que recebeu uma nova dose de pura V9, Eliza injetou-os em Jesse para garantir que eles não estivessem carregados com sedativos. Satisfeita, ela fugiu de lá.

Trajetória se dissolvendo

Eliza se dissolvendo em nada.

Com o soro extra, Eliza começou a correr em uma ponte, fazendo-a desmoronar. O Flash foi capaz de salvar todos os civis, apesar de Eliza tentar impedi-lo. O Flash pulou para o outro lado da ponte, que havia caído, derrubando-a no chão. Quando ela estava prestes a tomar outra dose de V9, o Flash implorou para que ela não fizesse isso, dizendo que a Equipe Flash poderia ajudá-la em seu desejo de ser perfeita. Eliza hesitou brevemente, mas ignorou-o e injetou a V9 pura em seu sistema. Se gabando de que ela era mais rápida que o Velocista Escarlate, Eliza começou a ccorrer. Porém, como as células de Eliza haviam se degenerado, seu raio amarelo se tornou azul e ela começou a se desintegrar enquanto gritava, deixando apenas seu traje para trás.[1]

Legado[]

A Equipe Flash notou que o raio azul de Eliza e sua desintegração era devido a uma overdose de Velocidade-9. Devido a isso, eles perceberam que Zoom (cujo raios também eram azul) e "Jay Garrick" (que estava morrendo devido ao uso exagerado dos soros de Velocidade) eram a mesma pessoa.[1]

Seis meses depois da morte de Eliza, o traje que ela usou como Trajetória foi modificado e entregue para Jesse Wells, que começou a usá-lo durante as atividades heroicas de sua alter-ego, "Jesse Quick".[2]

Futuro apagado[]

A personalidade de Eliza como Trajetória foi colocada no Hall de Vilões do Museu do Flash,[3] apesar do curador do museu, Dexter Myles, não ter incluído seu nome verdadeiro por motivos legais.[4] A exibição de Trajetória também tinha um vídeo de sua morte, narrado por Dexter.

Em 2049, August Heart/Deus da Velocidade usou a fórmula de Velocidade-9 de Eliza para se tornar um velocista. Enquanto o investigava, Nora West-Allen visitou a exibição de Trajetória e descobriu a respectiva criação e uso abusivo de V9, fazendo-a deduzir que Heart estava planejando aprimorar a droga para fazer com que tivesse velocidade permanente.[5]

Personalidade[]

Eliza Harmon

Eliza Harmon em suas roupas civis.

Embora Eliza fosse uma pessoa muito gentil e amigável disposta a ajudar os outros, ela também era uma perfeccionista insegura e viciada em trabalho. Determinada a exceder as expectativas de seus empregadores nos Laboratórios Mercury, ela colocou muita pressão e estresse em si mesma enquanto trabalhava para provar sua habilidade como cientista. Ao se deparar com um obstáculo, Eliza ficou cada vez mais desesperada para fazer um progresso mais rápido em sua pesquisa, o que a levou a começar a usar a Velocidade-9, desenvolvendo uma dupla personalidade.

Trajetória

Eliza Harmon como Trajetória.

A segunda personalidade de Eliza, Trajetória, é uma psicopata que não se preocupa com o bem-estar de ninguém. Ela confia excessivamente em suas habilidades como velocista e tem prazer em exibir seus poderes. Trajetória manipulava Eliza continuamente para ceder ao impulso de se dosar com Velocidade-9 e, na maioria das vezes, era bem-sucedida. A natureza amoral e egoísta de Trajetória fez com que ela se dispusesse a colocar os outros em perigo para seu próprio ganho, de pequenos delitos, como roubo, a crimes muito mais sérios com consequências mortais, incluindo ameaçar pessoas sob a mira de uma arma, injetar uma dose fatal de V9 em Jesse Wells, e derrubar uma ponte cheia de civis, tudo para seu senso de diversão distorcido.

Poderes e habilidades[]

Poderes[]

  • Aprimoramento por Velocidade-9: Depois de injetar Velocidade-9 em seu sistema, Eliza ganhou os poderes de um velocista, mas não desbloqueou uma conexão com a Força de Aceleração.
    • Eletrocinese: Assim como todos os velocistas, Eliza era capaz de gerar eletricidade de seu corpo, visto de forma proeminente enquanto corria. Seus raios foram de cores amarelas. Assim como Eobard Thawne, ela era capaz de interferir com equipamentos eletrônicos à sua volta; por exemplo, quando invadiu os Laboratórios S.T.A.R., as luzes da instalação começaram a piscar. Depois que teve uma overdose de Velocidade-9, os raios de Eliza se tornaram azul.
    • Percepção acelerada: A velocidade de Eliza também se estendeu aos seus sentidos e capacidades mentais, permitindo que ela receba informações e processe-as com a mesma rapidez, vendo o mundo como se estivesse em câmera lenta. Isso, combinado com sua velocidade física, permitiu que ela pensasse, executasse ações e reagisse aos eventos muito antes que um humano normal ao seu redor pudesse percebê-los.
    • Agilidade sobre-humana: Eliza foi incrivelmente ágil, sendo capaz de mudar de direção de forma imediata enquanto corria. Ela foi capaz de fazer curvas fechadas nas ruas da cidade enquanto se movia em super-velocidade sem escorregar ou perder o equilíbrio.
    • Durabilidade sobre-humana: Eliza foi capaz de se recuperar de ataques e esforços muito mais rápido do que os humanos normais.
    • Momento sobre-humano: Devido aos seus movimentos acelerados, Eliza era capaz de gerar um momento extremo e força física, permitindo-lhe dominar humanos normais com pouco ou nenhum esforço, como evidenciado pelo fato de que ela jogou Joe West e o Flash vários metros para trás. Ao correr para a frente e para trás em uma ponte com grande intensidade, Eliza induziu um tremor com sacudida e fricção suficientes que quase o fez desabar.
    • Reflexos sobre-humanos: O aumento da velocidade de Eliza também aumentou seu tempo de reação, permitindo que ela reagisse ao perigo e eventos muito mais rápido do que um humano normal.
    • Velocidade sobre-humana: A velocidade de Eliza estava entre Mach 2.2 e 3.3, permitindo que ela se afastasse, arrasasse e até mesmo transportasse o Flash para uma câmara de contenção antes que o velocista pudesse reagir. Depois que o Flash foi capaz de exceder seus limites anteriores e superar Eliza, ela tomou uma dose excessiva de puro Velocidade-9, o que aumentou tremendamente sua velocidade.
      • Sismocinesia: Eliza era capaz de criar tremores com sua velocidade ao correr com o impulso certo. Esses tremores foram poderosos o suficiente para derrubar uma ponte inteira.
    • Resistência sobre-humana: O corpo de Eliza pode lidar com o estresse de corridas sobre-humanas sem angústia perceptível, e a resistência aprimorada de seu corpo permite que ela funcione por muito mais tempo do que um ser humano normal sem ficar cansada ou fraca.

Habilidades[]

  • Intelecto genial/Cientista: Eliza foi uma cientista excepcionalmente brilhante, tendo ajudado Caitlin Snow a reformatar a matriz extracelular para a Velocidade-9, algo que ela não foi capaz de fazer sozinha. Eliza foi até capaz de fazer a engenharia reversa da fórmula para que pudesse dar a um não-velocista as habilidades de um legítimo, o que ela realizou, embora Caitlin tenha dado a ela apenas 3 dos 8 componentes da droga.

Fraquezas[]

  • Velocidade-9: O soro de Velocidde-9 dava o poder de super-velocidade para Eliza, embora periodicamente. Porém, ela passou a usá-lo por muitas vezes, o que começou a surgir alguns efeitos colaterais não previstos devido ao seu uso inadequado.
    • Deterioração celular: As células do corpo de Eliza começaram a se degenerar devido ao uso frequente de V9, já que ela não tinha uma conexão natural com a Força de Aceleração fora da droga de aumento de velocidade, fazendo com que seu corpo se dissolvesse em nada.
    • Transtorno dissociativo de identidade: Outro efeito colateral da Velocidade-9 foi no psicológico de Eliza, o que fez com que sua mente fosse dividida em dois: a si mesma e sua alter-ego, Trajetória, que estava faminta por poder e influenciava Eliza a tomar mais V9.
  • Limitação de poderes: Eliza precisava se injetar periodicamente com doses de Velocidade-9, caso contrário, seus poderes seriam apenas temporários.

Equipamento[]

  • Traje de Trajetória: Eliza usou um traje protetor durante as atividades criminosas de sua alter-ego, Trajetória, para esconder sua identidade de suas vítimas. Jesse Wells passou a usar essa roupa durante suas atividades heroicas como a velocista Jesse Quick.
  • Velocidade-9: Eliza se tornou viciada com os soros de Velocidade e usava-os para aprimorar sua velocidade.
  • Arma: Trajetória usou uma arma para ameaçar a Equipe Flash.

Aparições[]

Flash[]

2ª Temporada[]

5ª Temporada[]

Lendas do Amanhã[]

2ª Temporada[]

Curiosidades[]

  • Eliza é a primeira velocista feminina a aparecer no Arrowverso.
  • A coexistência de Eliza e Trajetória é semelhante à de Caitlin Snow e Nevasca:
    • Em ambos os casos, as personalidades divididas (Trajetória e Nevasca) eram rebeldes, perigosas e possuíam um senso moral menor, tendo uma tendência maior para o mal. Enquanto isso, as personas originais das mulheres eram gentis, compassivas e bem-intencionadas.
    • Caitlin e Eliza estavam cientes de seus lados mais sombrios e do dano que causavam, mas inicialmente eram impotentes para controlá-los.
      • No entanto, Caitlin foi capaz de reinar em seus impulsos como Nevasca com a ajuda da Equipe Flash, sendo capaz de coexistir pacificamente com ela. Eliza acabou sucumbindo à influência da Trajetória e abusou do uso de Velocidade-9 até a morte, ignorando as tentativas de outros para ajudá-la.

Por de trás das câmeras[]

  • Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, Eliza Harmon, diferente da série, foi uma super-heroína conhecida como Trajetória, e uma grande fã do Flash desde que foi salva pelo Impulso quando criança. Ela adquiriu seus poderes através do Projeto Everyman, de Lex Luthor. As ações de Eliza como uma velocista foram restringidas pela necessidade de tomar uma droga chamada Sharp para diminuir sua velocidade de volta ao normal. Ela acabou sendo morta quando Luthor usou seu controle remoto do gene artificial sobre-humano para desativar seus poderes durante uma luta com Blockbuster, dando a sua equipe um mártir e eliminando o elemento rebelde que Eliza representava.

Referências[]

Advertisement